Notícias

Empresa de Xanxerê é destaque na ressocialização de detentos 18/04/2018 Quarta-Feira

Uma empresa de construção civil de Xanxerê ajudou Santa Catarina a ficar em primeiro lugar no Brasil na primeira edição do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional (Resgata). A Lorenzon Incorporações é uma das 32 empresas do estado a receber o reconhecimento por contribuir ofertando trabalho a apenados, colaborando para a construção da cidadania e reinserção do preso na sociedade.

A inscrição para o selo foi lançada em 2017 pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e 127 instituições fizeram parte do processo. Dessas, 113 atenderam todos os requisitos. Em Xanxerê são seis empresas que abrem vagas para apenados, e a Lorenzon foi a única a receber o selo. Trabalhando há um ano e meio em parceria com o Ministério da Justiça e o Presídio Regional de Xanxerê, atualmente a empresa conta com o trabalho de três apenados e mais outros três ex-detentos que foram contratados assim que finalizaram suas penas.

- Nós nos inserimos nesse sistema buscando mão de obra qualificada porque sabemos que entre os detentos existem muitas pessoas capacitadas. Trabalhamos com apenados aqui na Lorenzon e também na Alcaplás, nossa outra empresa, e o trabalho deles é excelente, eles são dedicados e responsáveis, abraçam essa chance. Conversamos com eles sobre a confiança que tem que ser recíproca e percebemos essa valorização por parte deles e, ao final da pena, contratamos aqueles que se saíram bem e que tem vontade de continuar conosco. Estamos muito felizes com esse reconhecimento ? afirma Alceu Lorenzon, proprietário da Lorenzon Incorporações.

A satisfação do empresário é mesma de Diego Maróstica. Ele começou a trabalhar para a Lorenzon em setembro de 2017, e assim que finalizou o cumprimento da pena, em março deste ano, foi contratado para prestar serviço terceirizado para a empresa.

- Antes de ser preso eu já tinha uma microempresa e com essa oportunidade que o seu Alceu me deu, eu saí e agora presto serviços terceirizados para ele. Desde o momento que ele contrata os reeducandos já está dando oportunidade, tanto para remissão, para trabalho, é uma força que ele dá e a gente só tem a agradecer. E é muito importante que as empresas façam isso. Existe muito preconceito e essa ajuda é a prova que podemos ter uma vida normal corretamente ? destaca Diego.

A agente penitenciária Juci Borges Mognol, responsável pela área laboral no Presídio Regional de Xanxerê, explica que normalmente as empresas procuram pela parceria e, se atenderem a todos os critérios, é feito um termo de cooperação com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania e os apenados que tiverem as habilidades exigidas pela empresa, podem ser chamados.

- A cada três dias trabalhados diminui um dia de remissão de pena, mas isso a partir do momento que o apenado está no regime semiaberto, que ele já cumpriu o regime fechado. A empresa analisa as habilidades dele e não o crime. Em Xanxerê são cerca de 35 apenados que trabalham nas empresas que tem essa parceria. Aqui na Lorenzon tem sido uma parceria que tem dado certo, inclusive abrindo postos de trabalho para eles após o cumprimento da pena. Quem trabalha bem é valorizado e isso nos deixa muito gratificados. O apenado mostrando interesse e dedicação faz com que as portas se abram, é uma coisa automática, depende somente deles ? comenta Juci.


Fonte: Tudo Sobre Xanxerê
Link: http://tudosobrexanxere.com.br/index.php/desc_noticias/empresa_de_xanxere_e_destaque_na_ressocializa...


Encontre seu lugar ideal
Newsletter
Assine para estar por dentro de novidades ou acompanhar o andamento de algum empreendimento específico!
Encontre seu lugar ideal! A Lorenzon tem o lugar ideal para você começar seu sonho. Empreendimentos com credibilidade, para melhorar sua qualidade de vida.
Rua Victor Konder, 936 Sala 02 - La Salle Xanxerê - SC CEP 89820-000 Fone: (49) 3433-2222
(c) Lorenzon Incorporações 2015. Desenvolvido por aleto