Notícias

EMPRESÁRIO XANXERENSE É CONVIDAD0 PARA RECEBER HOMENAGEM DO MINISTÉRIO DA JUTIÇA 08/05/2019 Quarta-Feira

Xanxerê ? Aconteceu na manhã desta segunda-feira (06), no Ministério da Justiça, a entrega do Selo Resgata, como reconhecimento a empresas que empregam presos e ex-presos. A homenagem é uma iniciativa do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e foi criada por uma portaria publicada em 2017.

Duas empresas xanxerenses estão na lista das 198 empresas públicas e privadas que serão habilitadas com o Selo Resgata 2019/2020. Uma delas é a Lorenzon Empreendimentos.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou durante a cerimônia que as empresas precisam vencer o preconceito e contratar presos. ?O principal é poder vencer o preconceito. Precisamos que as comunidades locais e as empresas locais se envolvam e rompam aquela barreira do preconceito de pensar que o preso é alguém que tem que estar absolutamente afastado de qualquer espécie de convívio social?, afirmou o ministro.

O empresário Alceu Lorenzon destacou que desde que sua empresa participa do programa já contratou alguns ex-detentos. ?Nossa empresa faz parte do programa há pelo menos dois anos e já empregamos quatro profissionais dos que já passaram por aqui. Atualmente temos seis detentos que estão em regime semi-aberto na Lorenzon Empreendimentos e na Alcaplas temos 20. É uma forma de dar oportunidade àquelas pessoas que cometeram alguma falha, mas que já pagaram suas dívidas com a sociedade.?

Lorenzon ressalta que os detentos recebem salário como qualquer outro trabalhador. ?Nós pagamos a eles o mesmo valor que pagamos aos outros funcionários. Nós recebemos uma guia para pagamento referente ao salário. Segundo informações, 75% do valor fica com o detento e 25% fica com o estado para ajudar a custear as despesas do preso?.

Além do salário, Lorenzon explica que a empresa fornece o transporte e a alimentação.

 

Casos de sucesso

Alceu Lorenzon destaca alguns casos de sucesso na reintegração dos ex-detentos.

?Temos um caso de um ex-detento que trabalhou numa obra em Abelardo Luz. Ele era muito atencioso e dedicado ao trabalho. Tanto que depois que acabou a obra ele foi contratado pelo condomínio a pedido dos próprios moradores?, relata Lorenzon.

?Também temos um caso de um ex-detento, que era de São José, na grande Florianópolis. Um belo dia encontrei com ele na rua, com uma sacolinha na mão e eu perguntei o que estava fazendo. Ele explicou que havia três dias que tinha saído não tinha conseguido trabalho e estava dormindo na rodoviária. Não ia voltar para São José, porque tinha alguns problemas familiares e não conseguiu mais reencontrar a família. Eu convidei para trabalhar na empresa e hoje faz dois anos que ele trabalha conosco?, conta o empresário.

Uma nova vida

O detento Elienson Quadri, de 22 anos, relata que está trabalhando há dez meses na Lorenzon. ?Minha pena é de três anos e um mês. Faltam uns quatro meses para eu terminar a pena e já estou trabalhando com o Lorenzon há dez meses. Já tenho uma proposta para continuar o trabalho assim que sair e quero trazer minha mulher e filha de Xaxim para morar em Xanxerê, onde eu vou trabalhar.?

Leandro dos Santos Vargas, empresário do ramo de serviços de hidráulica e parceiro da Lorenzon Empreendimentos, fala sobre as possibilidades para o Elielson. ?O rapaz é uma pessoa dedicada, trabalha todos os sábados sem faltar nenhum dia, aprende rápido e está com umas ideias muito boas de trazer a família. Acho que a vida está sorrindo para ele e é a chance da vida dele. Sou o único encanador que o Lorenzon tem e não estou mais dando conta do serviço, então o Elienson pode se preparar para trabalhar nessa área também?.

 

Sobre o recebimento do Selo

Alceu Lorenzon explicou que recebeu o convite do Ministério na sexta-feira (03), mas com a saída da Avianca reduziram os voos e aumentou muito o preço das passagens, por isso não conseguiu um voo para Brasília, mas já foi informado que o documento será entregue posteriormente em Xanxerê.

 


Encontre seu lugar ideal
Newsletter
Assine para estar por dentro de novidades ou acompanhar o andamento de algum empreendimento específico!
Encontre seu lugar ideal! A Lorenzon tem o lugar ideal para você começar seu sonho. Empreendimentos com credibilidade, para melhorar sua qualidade de vida.
Rua Victor Konder, 936 Sala 02 - La Salle Xanxerê - SC CEP 89820-000 Fone: (49) 3433-2222
(c) Lorenzon Incorporações 2015. Desenvolvido por aleto